HOME | Notícias | Retrospectiva 2010: seleção dos melhores “Faça você mesmo”

Noticias

Postado em Reduzir, Reutilizar, Reciclar em 27/12/2010 às 18h50
por Redação EcoD

Retrospectiva 2010: seleção dos melhores “Faça você mesmo”

Reduzir, reutilizar e reciclar: esses são os três princípios básicos para quem quer diminuir a geração de lixo e os impactos na Terra. E para te ajudar nessa missão, o EcoD trouxe ao longo de todo o ano diversos passo a passos ensinando a transformar algo que iria parar na lixeira em um objeto novo em folha. Para te inspirar a colocar o artesão que existe em você para fora, selecionamos os melhores “Faça você mesmo” de 2010.

CDs velhos viram peças de decoração

cds.jpg 

Em tempos de pen-drives, HDs externos e outros equipamentos de armazenamento de arquivos digitais, até os CDs começam a ficar ultrapassados. Para evitar a geração de lixo, o acúmulo de mídias empoeiradas na prateleira e de quebra ainda ganhar um peça exclusiva para decorar sua parede, esse Faça você mesmo pode ser uma boa opção.

Aparador para livros com disco de vinil velho

aparador.jpg

Você ainda tem algum disco de vinil velho escondido no fundo armário ou mora perto de um sebo que venda LPs? Apesar de serem consideradas raridades para algumas pessoas, esses discos velhos também costumam ser entregues à poeira ou mesmo à lata de lixo. Para evitar esse desperdício e ainda criar um aparador de livro exclusivo e cheio de personalidade, confira esse passo a passo e faça um você também.

Base para notebook de papelão

basenote.jpg

Uma alternativa mais sustentável às bases de notebook tradicionais, geralmente de plástico ou metal, é uma feita totalmente de papelão. Basta uma tesoura e alguns recortes para transformar uma caixa velha em um suporte para notebook resistente, reciclável e, o que é melhor, sem gastar quase nada!

Ecobags feitas de camisetas velhas

ecobag.jpg

Sabe aquela camiseta que você ganhou de brinde e nunca usou, ou aquela outra que já está velha e só serve para usar dentro de casa? Agora ela pode ter uma nova serventia. Com alguns cortes e uma costura simples é possível transformar uma camisa comum em uma ecobag exclusiva e sustentável.

“Saco” de lixo de jornal velho

sacojornal.jpg

Apesar da febre das ecobags, muita gente ainda reaproveita o saco do supermercado nas lixeiras de casa. Aí surge o dilema: o que pode ser usado para substituir as sacolinhas, já que os sacos de lixo vendidos no mercado também são feitos de plástico? Se você é uma dessas pessoas, seus problemas acabaram! Nesse passo a passo você irá aprender a fazer um saquinho de jornal, feito a partir de uma dobradura de origami.

Base para mudas feita de jornal velho

basemudas.jpg

Se você está pensando em começar uma horta ou já é adepto à prática, mas ainda usa aquelas bases de plástico para plantar suas mudas, essa pode ser uma opção mais sustentáveis. Feita a partir de jornais velhos, esse vaso é ideal para germinar as plantas, já que pode ser plantado junto com a muda sem causar problemas para a terra.

Prendedor de sacos com garrafa PET

prendedor.jpg

Entre os diversos e-mails que recebemos todos os dias, alguns podem ser bastante úteis. Foi o que aconteceu aqui na Redação EcoD, quando vimos uma sugestão de como transformar garrafas PET em prendedores de sacos. Intrigados com a ideia, decidimos testar o invento e acabamos nos surpreendemos com a simplicidade e eficiência do processo.

Bloco de notas com papelão

bloconotas.jpg

Quem disse que caixa de papelão usada não tem mais serventia? Com alguns cortes, cola branca e muita criatividade é possível transformar aquela caixa de sapatos velha em um bloco de notas sustentável e exclusivo..

- Especiais de Natal -

Floco de neve de papel

flocosnatal.jpg

Com a aproximação do Natal, o EcoD decidiu entrar no clima natalino e dedicou o mês de dezembro a edições especiais do Faça você mesmo, trazendo dicas de como reaproveitar materiais que você tem em casa para uma decoração bonita e sustentável. A primeira sugestão foi de um floco de neve feito com papel.

Árvore de Natal de papel

arvoresnatal.jpg

Para fecha o ano com chave de ouro, troxemos uma sugestão fácil e bonita de uma árvore de Natal feita somente com dobraduras de papel.

Em 2011 voltaremos com novas dicas e passo a passos. Até lá!


+ Retrospectivas 2010:

Comentário


Faça você mesmo

Comentado por Cristhiane em 05/01/2011 16:23

Adorei as ideas...

Principalmente a do “Saco” de lixo de jornal velho.

Sugiro que postem o passo a passo.

Desde já agradeço.
Comentar
Você pode adicionar um comentário, em formato de texto simples, preenchendo o formulário abaixo.
Nome
(Required)
(Required)
(Required)
Enter the word
*A mensagem que estou enviando acima não é um spam